segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Velhos apontamentos ...

 



Miróbriga fez-se representar na Feira Agrícola de Santiago do Cacém (Santiagro), em 1992, com a réplica de uma Taberna Romana.

A Escola Secundária de Santiago do Cacém Manuel da Fonseca, através do seu Clube de Arqueologia, participou na organização, tendo sido com o empenho dos seus alunos que a iniciativa se pôde realizar.

Recordo ainda que, por não ser fácil obter javali, um dos pais de um aluno se ofereceu para assar um leitão num forno que tinha em Ermidas do Sado.

Foi aí que tive conhecimento, pela primeira vez, que, em Ermidas do Sado, cada um dos lados da linha do comboio tinha um nome diferente: Itália e Etiópia.

Serviu-se vinho quente com mel que era guardado em ânforas, também elas réplicas mandadas fazer em olaria de Santiago, tal como os restantes elementos cerâmicos que, apesar de serem ainda hoje de uso corrente, se poderiam dizer "cópias" quase fiéis dos utensílios de cozinha da Época Romana.

Dos frescos existentes em Miróbriga fez-se também cópia que foi aplicada neste lugar.

A todos os meus alunos da altura o meu obrigada. Porque foram eventos desta natureza que permitiram chamar a atenção para um Sítio Romano de importância capital no Sul de Portugal.
Posted by Picasa
Postar um comentário