Fizemos, do seguinte modo, nos «Alentejanos no Facebook» um repto ao tratamento do Património Imaterial do Alentejo, esperando que os aderentes possam dar o seu contributo:
«Porque a vida se constrói também de ideias; de crenças, de sentimentos, mas sem a palavra e o ritual elas acabam por se esfumar, venho fazer-vos um repto que é tentar falar um pouco do hoje se designa como «Património Imaterial» e que muito gostaria que aqui pudessesmos introduzir, no que respeita ao Alentejo.
Isto porque sem o espaço, o "lugar", seja ele uma árvore, um pedaço de terra, uma pedra ou um templo não se materializa o sentido do ritos e dos rituais mas sem a palavra escrita, firmada, as religiões ou as crenças, logo o que o Homem tem de mais peculiar, também se podem esboroar, como a pedra se pode transformar em pó.
Assim, neste mundo de dúvidas de interrogações, há que fazer, do meu ponto de vista, um combate pela defesa de tudo o que representa a capacidade de o Homem pensar ou crer, mas também de partilhar o pensamento, pois, só isso o liberta do que é estritamente material.
Queria assim deixar aqui convosco uma interessante oração consagrada à Lua e à Virgem Maria que ainda hoje é rezada no Alentejo, pelas mulheres em estado de gravidez, esperando que ela introduza uma partilha de muitas, sejam rezas, benzeduras ou orações:
"Lua, Luar
Toma lá este Bébé
Ajuda-mo a criar
Tu és Mãe e eu sou ama
Cria-o tu que eu lhe dou mama
Em louvor da Virgem Maria
Padre Nosso, Avé Maria"
Publicado a partir de F.B., «Afinal existe Património sem a Palavra e o Ritual?»
Como, entretanto alguns contributos foram chegando, vou também editá-los aqui, uma vez que temo, por vezes, que tão importante informação se possa perder, mas identificando, claro está, o autor da colaboração.
Bem haja a quem aderiu à ideia.
Da colaboração de Umbelina Fresco, ali ficou uma oração a Sta Bárbara que transcrevo:
«Santa Barbara se vestiu e se calçou
Pelo caminho do Céu andou
......
Encontrou o Senhor e ele lhe perguntou
"OH Barbara , onde vais ?"
"Vou desmanchar a trovoada, que vós lá tendes armada....
Pois vai, e manda-a onde não haja lenha, nem lã,
nem alminha de gente Cristã"»
Deixo também dois contributos de Edviges Acácio:
Deixo aqui vários contributos de Edviges Acácio a quem muito agradeço a colaboração:
Reza para o pé torcido:
Coso, carne quebrada nervo torto, assim mesmo é que eu coso. - Nossa Senhora cose p'la carne e S Domingos cose pelo osso. Nossa Senhora seja servida e que vá tudo ao seu posto. - Coso, carne quebrada nervo torto. Assim mesmo é que eu coso. Linha que desmentiste, torna ao lugar donde saíste, e carne quebrada torna ao teu posto. Coso, carne quebrada nervo torto. Assim mesmo é que eu coso. Em louvor de Deus e da Virgem Maria, Padre Nosso, Avé Maria".
Oração para o quebranto - "Três mo deram, três mo tiraram. Padre, filho e espírito santo".
- Oração para o pão e para a carne de alguidar (linguiças) - "Deus te acrescente pelas alminhas de céu p'ra sempre. Deus te ponha a virtude, que eu já fiz o que pude. Tu a cresceres, eu a comer, tudo Deus puderá fazer".
- Oração da boa viagem - Ainda hoje as pessoas crentes, rezam quando vão em viagem. "Por este caminho irei, bons e maus encontrarei. Os bons me falarão, os maus não me verão.Valha-me S João, foi quem valeu a S Francisco. Valha-me as 5 chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo".
Do contributo de todos os elementos do Grupo «Alentejanos no Facebook»:
Em louvor de Santo António Deus nos livre do demónio, em louvor de S. João Deus nos dê muita carne e muito pão;
Em louvor de S. Pedro Deus nos livre do medo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário