segunda-feira, 27 de julho de 2015

UMA PEQUENA NOTA A PROPÓSITO DE UMA INTERVENÇÃO NA BASÍLICA PALEOCRISTÃ DAS RUÍNAS DE TRÓIA, FILOMENA BARATA


Por saber que estes elementos são inéditos, apenas queria dar conta, através de uma nota que tenciono vir a desenvolver, de uma escavação efectuada em sepulturas de inumação das Ruínas de Tróia, sob a coordenação de António Cavaleiro Paixão, nos idos anos 80 do século passado.
Infelizmente desta intervenção, onde apenas participei como colaboradora, somente detenho fotocópia dos elementos que publicarei de seguida, não me sendo possível, como tal, fazer uma nota mais elaborada, mas apenas dar a conhecer que, efectivamente, na Basílica Paleocristã de Tróia, já ela construída sobre cetárias de período anterior, foram, em data posterior à sua construção, colocadas sepulturas de inumação, como se pode identificar na planta.
Estas sepulturas, escavadas no solo revestido por opus signinum, eram em forma de caixas, construídas com tijoleiras  revestidas de tijolos e tégulas, como se pode verificar no desenho, similares a algumas das que foram escavadas junto ao Columbarium de Tróia, devendo contemporânoas das mesmas.
http://www.almadan.publ.pt/17Adenda039-052.pdf

No interior de uma destas sepulturas, encontrava-se depositada uma tampa de vidro incolor, de que damos nota e apontamos paralelos.


No entanto, deixo desde já estas referências para que tudo o que possuo de documentação sobre este Sítio Arqueológico possa ser partilhado, a exemplo de artigos já aqui anteriormente publicados.
http://www.portugalromano.com/2012/07/ainda-a-proposito-de-troia-setubal-e-da-arqueologia-romana-em-portugal/
Ver: http://www.almadan.publ.pt/17Adenda039-052.pdf
http://www.uam.es/otros/cupauam/pdf/Cupauam34/3406.pdf
GOMES, Francisco B. ; Vidros romanos das necrópoles de Alcácer do Sal depositados no Museu Nacional de Arqueologia(UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa; FCT)

Silva, Ana Patrícia Miranda da, 2010, «A terra sigillata da oficina de salga 1 de Tróia: contextos de escavações antigas (1956-1961) e recentes (2008-2009)».
More Info: Co-authored with Inês Vaz Pinto and Patrícia Brum
“The recent works preparing the redevelopment and presentation of the ruins of Tróia led to the identification of a level of construction from the time of Tiberius, including materials from Augustan times, associated with the walls… more
More Info: Co-authored with Inês Vaz Pinto and Patrícia Brum




Sepultura de inumação de Tróia




Planta geral da Basílica Paleocristã de Tróia


Nenhum comentário: